quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Aprendi muito durante o desenvolvimento do trabalho. A utilização do Blog foi uma experiência nova para mim, pois nunca havia trabalhado com esta ferramenta.
Pude refletir sobre a importância da utilização das novas tecnologias como meio para gerar conhecimento, afinal elas fazem parte da vida de nossos alunos e são muito significativas para eles. Entendi que o papel do educador deve ser de pesquisador, para que assim esteja preparado para proporcionar a seus alunos aulas mais prazerosas.
Sei que muitas escolas proporcionam apenas o contato com computadores, mas não possibilitam o acesso a internet. Porém quando o acesso é possível, os educadores em sua maioria utilizam essa ferramenta só por usar, sem planejamento. Os alunos navegam livremente sem qualquer intervenção do professor.
Apesar de ser um desafio para muitos educadores, é fundamental que utilizemos as tecnologias, como MSN e Orkut, nas nossas aulas. Não podemos nos esconder atrás de “desculpas”, pois a realidade dos educandos está completamente envolvida com essas tecnologias. Muitos deles passam horas “conectados”, se comunicando e trocando informações sobre seus interesses pessoais. Precisamos aproveitar essa possibilidade, e planejar aulas combinadas com o cotidiano da vida dos alunos, pois assim terão mais prazer em estudar.
Para Manuel Castells (1999; 2004) muito antes de modificar as tecnologias, melhorar a estrutura das escolas e conscientizar os professores. Precisamos de uma pedagogia estruturada na interação, onde os alunos tenham um desenvolvimento autônomo, que aprendam a aprender, e pensar. Bianca Ody de Oliveira.

CASTELLS, M..A. A Galáxia Internet: reflexões sobre Internet, negócios e sociedade. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário