quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Concluindo...

Vejo que, com a construção do projeto e as leituras do P.A, pude compreender que as tecnologias digitais estão presentes apenas para auxiliar a vida dos indivíduos, pra deixar tudo mais prático e rápido, já que as informações estão cada dia mais presentes.

Não podemos ficar alienados do mundo, e como educadores, não podemos deixar com que nossos alunos fiquem de fora desta realidade digital na escola. Afinal, em casa eles têm acesso às informações da rede, se na escola não tiver esta velocidade de informação que estão acostumados, a aula ficará cada dia menos atraente. Já os alunos que não tem acesso em casa, devem ser inseridos, pois a vida pede este conhecimento, o futuro no trabalho; a informação transformada em conhecimento é livre, e o cidadão com ela fica menos desprotegido e mais atento aos acontecimentos da atualidade.

Ainda há pouco uso das ferramentas digitais na escola (segundo nossa pesquisa), porém acredito que se houver um trabalho, dos educadores com a equipe diretiva e supervisão escolar, onde busquem informações e façam uma reflexão sobre o que as crianças precisam para suas vidas, certamente o assunto sobre a era digital irá surgir.

Sei que há inúmeras dificuldades que a escola enfrenta e dificulta o desenvolvimento das atividades diferenciadas, dentre elas as mais freqüentes que são o fracasso e a indisciplina escolar, mas será que o uso das tecnologias não ajudariam para que estes problemas fossem cessados? Esta pergunta fica para refletirmos no cotidiano do nosso trabalho. Michele

3 comentários:

  1. Gurias, achei a estrutura do blog bem interessante, mas de novo senti falta de algumas coisas de ordem estrutural "do projeto" em si.
    Percebi, de acordo com as postagens que vocês percebem as tecnologias na escola como necessárias no auxílio às aprendizagens e também na vida do aluno e principalmente como um articulador do desenvolvimento humano.
    Parabéns!!
    Nota: 5

    ResponderExcluir
  2. Senti falta de algumas sugestões dadas no grau A, justificativa, objetivo, certezas, dúvidas, referências, o link não entrava para dar nota..entre outros.

    ResponderExcluir
  3. Gurias vi que a avaliação tem que ser por itens, então ,de modo geral,como eu disse antes, são 13 critérios, bibliografia,referências, fonte das fotos, etc (senti falta diso também), mas percebi também que vocês utiizaram mais de uma tecnologia, como msn,orkut e é claro o blog.
    Bom, desculpem a avaliaão picada, mas vejam os três comentários e a nota. Espero que fiquem satisfeitas.

    ResponderExcluir