sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

mudanças Cláudia Medianeira

a respeito do uso do orkut e msn no processo de aprendizagem, como pude perceber através da leitura e da pesquisa realizada é que pode-se adquirir conhecimento utilizando essa ferramenta da comunicação , a sociedade em que vivemos está passando por transformações semelhantes com as que ocorreram na Revolução Industrial, agora na era da comunicação o professor(a) perde o seu papel de unica fonte de informação e o aluno passa através das tics, a obter dados que são cada vez mais atuais ," como tendencia histórica as funções e os processos dominantes na era da informação estão cada vez mais organizados em torno de redes ".
o mundo em que vivemos hoje está sofrendo transformações que favorecem a troca de informações pela internet , permitindo e fortalecendo relações pessoais e profissionais.
segundo Paloff e Pratt (2002, p25-26) a comunidade é um todo dinamico que emerge quandoum grupo de pessoas compartilham práticas comuns , são independentes , tomam decisões em conjunto , se identificam com algo maior que a soma de suas relações individuais e fazem um compromisso de longo prazo com o bem estar ( seu próprio um do outro e do grupo).
De acordo com Paloff e Pratt(2002, p50) ingressar em uma comunidade é compartilhar com outras pessoas que se relacionam na internet através de laços sociais por algum tempo, onde haja interesse compartilhado, sentimento de comunidade Lévy( 1999, p.30)
na era do conhecimento deixar de reconhecer o outro em sua inteligencia é recusar-lhe sua verdadeira identidade(..)
Castells(1999) refere-se a comunidade virtual como uma rede eletronica de comunicação interativa autodefinida , organizada em torno de um interesse ou finalidade compartilhada.
"quando valaorizamos o outro de acordo com o leque variado de seus saberes , permitimos que se identifiquem de um modo novo e positivo , contribuimos para mobiliza-lo , para desenvolver nele sentimento de reconhecimento que facilitarão a implicação subjetiva de outras pessoas em projetos coletivos"

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação :economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
LÉVY, Pierre. A inteligencia coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário