quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Considarações Finais do grupo


Concluímos que segundo os dado pesquisados com alunos de classe média, entre 10 e 16 anos, os alunos não tem presentes na escola o uso das tecnologias como os recursos MSN e Orkut.

Assim quanto as nossas certezas provisórias, podemos dizer que em maioria foram confirmadas. Segundo os dados que pesquisamos, os alunos sentiriam mais prazer se realizassem atividades escolares utilizando os recursos tecnológicos (MSN e Orkut) dos quais já estão habituados a usar em seu cotidiano.

Realmente na escola existe pouco contato com os recursos MSN e ORKUT, os alunos utilizam para atividades pessoais, ou para tirar dúvidas com colegas. A maioria das escolas têm os computadores, porém sem internet; e os que têm acesso à internet, não têm um planejamento dos educadores, não sendo utilizados como ferramenta para a construção de conhecimento.

Outro aspecto fundamental para nosso projeto de aprendizagem é a comunicação, onde o uso do computador e da rede facilitou a interação entre pessoas sem a necessidade da presença física, uma evolução das correspondências ou do diálogo pelo telefone.

De acordo com Santos (2001), a descoberta da Internet tem forte influência no modo como vivemos e nos comunicamos na sociedade. Principalmente na transformação da comunicação analógica para a digital, nos últimos anos, tem gerado um novo modo de se comunicar.

Crianças e adolescentes estão vivendo hoje numa sociedade moderna e com recursos tecnológicos que dispõem para a educação os mais variados métodos. A rapidez e o baixo custo do acesso à informação estão criando uma nova maneira de educar, que poderia estar superando os métodos tradicionais até então utilizados nas escolas.

O uso dos weblogs e fotologs, apesar de não acontecer, auxilia o aluno, na sua formação pessoal , interagindo com o mundo e construindo seus conhecimentos, desenvolvendo a autonomia, sendo ator principal da sua existência.

Quanto às dúvidas temporárias, percebemos que esta foi sanada, pois entendemos que além de facilitar a reflexão de aula, o uso do Orkut e Msn geram conhecimentos por si sós no sujeito, conforme contribui Trein (2008),

"Quando falamos em concepção interacionista construtivista, falamos em ambientes virtuais de aprendizagem, comunidades virtuais de aprendizagem, blogs, Wikipédia, Orkut, Mundos Digitais Virtuais em 3D, dentre outros. Espaços nos quais os sujeitos podem interagir e construir conhecimento, onde o sujeito desenvolve a sua autonomia, se tornando autor do seu processo. Nesse contexto, o computador é visto como meio para o desenvolvimento sócio-cognitivo."

Os professores não aproveitam as tecnologias para o uso na escola, pois estão acomodados, não faz parte da cultura deles, nasceram no mundo analógico, não dominam os recursos, alguns são inclusive analfabetos digitais.


Na realidade onde vivemos não existem professores usando o Orkut ou MSN para assuntos relacionados à alguma atividade curricular. Sem dúvida deve existir, mas este índice não relevante a ponto de percebermos.

E quanto a problemática inicial que deu origem ao nosso projeto entendemos que as tecnologias cada vez mais estão enraizadas em nossas vidas, tornando-se parte na nossa cultura. A responsabilidade também está nas mãos dos professores, de proporcionar a vivência digital, e infelizmente, pelas nossas experiências, na escola não estão inseridas.

Sentimos que hoje é importantíssimo, para a formação do educador, a problematização, reflexão e a aproximação com o mundo digital. Ele facilitará a aproximação dos alunos, o que refletirá num melhor aproveitamento das aulas. Sem dúvida, com estes recursos presentes nas escolas, haveria um comprometimento a mais da parte dos educandos. A Internet e ferramentas do sistema estão aqui apenas para nos ajudar temos que aproveitá-las ao nosso favor, além de entretenimento.

Na realidade onde vivemos o número de crianças e adolescentes que utilizam o MSN e o Orkut é imenso. O que faz estas ferramentas parte de suas vidas. Conversando com os amigos, postando fotos de acontecimentos importantes em suas vidas, investigando comunidades que lhe interessam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário