quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Tecnologia e prática pedagógica

A evolução das tecnologias através dos tempos é contínua. De uma geração para outra há uma distância incalculável, pois se antes nunca tínhamos visto um computador, hoje as crianças “nascem” já sabendo navegar na internet. Essa evolução é tão rápida, que precisamos estar sempre “ligados” nas últimas mudanças tecnológicas, para não ficarmos “ultrapassados”.
Não adianta mais fugir, pois já fomos rendidos a uma vida cheia de tecnologia, porém devemos saber utilizá-la, de forma consciente e crítica. Não só na nossa vida pessoal, mas também na educação. É fundamental que à utilizemos como ferramenta, com objetivo inicial. Não faz sentido querermos usar só por usar, um artifício tecnológico.
Segundo LÉVY (1999, p.172),

Como manter as práticas pedagógicas atualizadas com esses novos processos de transação de conhecimento? Não se trata aqui de utilizar as tecnologias a qualquer custo, mas sim de acompanhar consciente e deliberadamente uma mudança de civilização que questiona profundamente as formas institucionais, as mentalidades e a cultura dos sistemas educacionais tradicionais e sobretudo os papéis de professor e aluno. Bianca Ody de Oliveira


PIERRE, Lévy. Cibercultura. São Paulo: 34 Ltda , 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário