sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Alguns teóricos dizem que...

Lévy (2001), o ciberespaço deve ser um meio onde atividades promovem mudanças sociais a partir de mudanças nas relações humanas, auxiliadas pelo estímulo às trocas de informações e, assim, ao compartilhamento.

Sendo assim, as relações em rede explicam os argumentos que defendem a efetivação de uma inteligência coletiva, já que um meio onde os sujeitos sociais dão sentido às suas relações e tomam consciência da importância da coletividade em prol do fortalecimento de relações interconectadas e atualizadas.

O autor propõe previsões sobre uma nova cultura, baseada na interconexão planetária, a cibercultura.
Manuel Castells (1999; 2004) não vê uma “cultura da internet” com o otimismo latente. Para o teórico, essa “cultura da internet” não possibilita alterações fundamentais na sua constituição, pois se constituem grupos onde as relações de poder são baseadas em hierarquias insolúveis.


Sendo assim, previsões de que as tecnologias da informação e da comunicação venham ampliar as práticas democráticas no mundo, são frustradas quando analisamos os usos a que vem sendo submetidas as ferramentas tecnológicas.
Conforme Demo (2005), “Estando mal preparada a escola, continua falando seu próprio latim, à revelia da realidade digital. O aluno perde a oportunidade de aprender a “ler a realidade”, incidindo em outro nível da discriminação digital: embora possa saber lidar com ela, não a sabe ler, no sentido de compreender, interpretar, reconstruir.

Ou seja: não sabe pensar os desafios de uma sociedade e economia informacionais.


Referênciais bobliográficas:
CASTELLS, M..A. A Galáxia Internet: reflexões sobre Internet, negócios e sociedade. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2004.
_____.A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
LÉVY, P. A Conexão Planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Editora 34,2001.
_____. A Inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2000.
DEMO, P. Educação e as Novas Tecnologias . Disponível em: http://pedrodemo.sites.uol.com.br/textos/tics.html. Site acessado em 15/10/09.
Sites acessados: www.blogger.com/feeds/.../posts/default

Nenhum comentário:

Postar um comentário