segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Como o Orkut e o MSN podem gerar conhecimento?



Olá Pessoal!
"O mundo digital hoje inserido em nossas vidas nos faz transgredir fronteiras".
Este blog tem a finalidade de gerar discussões, idéias diferentes e trocas de conhecimento.
Com isso deixo essa primeira postagem com a pergunta:
Como o Orkut e o MSN podem gerar conhecimento?

18 comentários:

  1. O site ORKUT foi criado pelo engenheiro turco "ORKUT BÜYÜKKOKTEN" em 24/01/04 e colocado na rede mundial de computadores. É também conhecido como rede social e no Brasil é o mais acessado,e já passou várias modificações.

    ResponderExcluir
  2. O MSN ou Windows Live Messenger é a nova geração do MSN, é utilizado por 230 milhões de usuários. No Brasil o serviço alcança 75% das pessoas que utilizam a internet. Foi desenvolvido pela Microsoft, lançado em 13 de dezembro de 2005 e a sua última versão foi iniciada em 19 de agosto de 2009, pode ser acessado por 48 idiomas diferentes.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_Live_Messenger

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A sociedade está passando por inúmeras transformações com os avanços tecnológicos. A desmistificação e popularização dos computadores, o aparecimento da Internet em nosso cotidiano e as ferramentas disponibilizadas para o uso social, causando uma grande impacto na cultura estabelecida daqui para frente, a chamada cibercultura, que estará refletindo numa sociedade mais bem preparada para a vida e para o mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  5. http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=706

    gurias, postei aqui um link de um projeto interdisciplinar relacionado as nossas ferramentas. Deêm uma olhada e contem o que acharam.

    ResponderExcluir
  6. www.olimpiadadoconhecimento.com.br/aplicativo-da-olimpiada-do-conhecimento-no-seu-orkut/

    A olimpiada do conhecimento SESI/SENAI 2009,está com uma proposta bem interessante envolvendo a ferramenta Orkut...

    Bem legal, confiram.

    ResponderExcluir
  7. O artigo escrito por Manede-Neves e Duarte(2008) aborda questões referentes às novas tecnologias e a juventude, onde afirmam que os jovens exploram de forma criativa e diversificada tudo que essas tecnologias tema a oferecer. As autoras citam em seu texto uma pesquisa realizada com jovens do Rio de Janeiro, one foi constatado que os jovens elegem a internet como o espaço privilegiado de construção de conhecimento, de possibilidades de encontros, de comunicação e de lazer, pelas múltiplas possibilidades que ela oferece ao articular imagem e texto de forma indissociável.

    Penso que os jovens ainda utilizem o msm e o orkut principalmente para as mensagens instantâneas de cunho pessoal, sabe-se que este é o objetivo destes site de relacionamento. Mas seria necessário uma canalização deste potencial de interação, e do potencial de uso que os jovens estabelecem, para que estes meios construam cituações geradoras de conhecimentos, com discussões geradas a partir de dúvidas que ficaram da escola, uma curiosidade, entre outras.

    referencias

    MANEDE-NEVES, Maria A. C, DUARTE, Rosalia. O contexto dos novos recursos tecnológicos de informação e comunicação e a escola. Revista Educação e Sociedade. V, 29. Nº 104. Campinas SP. out, 2008. Disponível em http://www.scielo.br

    ResponderExcluir
  8. O homem, desde sua evolução e induzido pela tecnologia e pelas mudanças da sociedade contemporânea, atinge estágios de constante adaptações. Consequentemente adota novos estilos de vida, e conforme cita Spencer(2005), adaptabilidade às mudanças é uma condição indispensável para a sobrevivência das pessoas e organizações, e mais ainda para seu sucesso na economia global de hoje. Dada a abragência de tais mudanças, estas refletem-se no ambiente educacional, não só com alunos mas também com os professores. O profissional do século XXI deve assumir novos papéis. Não se trata apenas de desenvolver a reflexiva, mas compreender a base das relações sociais e de trabalho em que se realiza e a que interesses poderá servir.

    ResponderExcluir
  9. Bom, gurias a tarefa de avaliá-las é minha. Sei que não tá sendo fácil para nenhuma de nós, por isso gostaria de lhes dar o crédito e o desafio para o grau B.
    Senti falta das certezas e dúvidas postadas no blog e um pouquinho do conteúdo.
    Me perdoem, pois não me sinto em condições de avaliar, isso é meio complicado.
    Vai, a nota é 5, acho que a máxima é 6?Bom, eu ganhei um 3, isso serve para que a gente se empenhe para as próximas avaliações.
    Bjos e boas construções!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Colegas!

    Sou do grupo 1 e estou deixando aqui o registro de minha avaliação conforme as orientações da aula nº11, quanto a qualidade e forma do seu blog.
    Gostaria de ressaltar que seu projeto de aprendizagem (blog) está caminhando, mas as postagens estão sendo realizadas no comentário.
    Vocês devem abrir sempre "uma nova postagem" para colocar suas contribuições.
    Para isso, é necessário que cada integrante do grupo tenha um perfil, assim, cada postagem feita por será devidamente identificada com autoria.
    Para o visitante, o blog aparenta ser apenas da maristela, pois só tem uma postagem única e com a imagem dela. Se não entrar no comentário, não se percebe o que tem ali. Por isso a necessidade de abrir novas postagens e deixar que os visitantes vão comentando ao longo dos mesmos.
    Vocês colocaram informação sobre o que é orkut/msn/mundo digital, mas está confuso onde está as dúvidas e certezas quanto ao tema escolhido "orkut e msn". Então não tenho certeza se os comentários estão relacionados com elas.
    Até o momento verifico que tem pesquisa de material sobre o tema, devidamente referenciados, porém consta poucas reflexões dos integrantes do grupo até o momento.
    O blog como divulgação da pesquisa, nao tem muita informação. Claro que, se a ferramenta que escolheram é uma comunidade orkut, vc´s podem divulgar aqui no blog o endereço da comunidade para que possamos visitar.De repente lá é q está mais detalhado as informações do projeto de vc´s.

    Continuem o esforço, estamos na reta final...

    ResponderExcluir
  11. Oi colegas!
    Meu nome é Luciane e faço parte do grupo 4 “Jogos educacionais na educação infantil”. Conforme foi proposto pela professora em nosso 11°encontro, no dia 30/10/2009, estou deixando aqui meu registro e minhas observações sobre este projeto.
    Ao entrar no blog de vocês não entendi se estava no local certo pois a primeira olhada pensei estar no blog da Maristela e que ela não teria finalizado, depois percebi que vocês estão postando em comentários as suas pesquisas.
    Meninas tenho certeza que alguma coisa está errada, talvez a comunicação entre vocês ou faltasse tempo para planejar o blog, não consegui identificar, mas é preciso colocar na pagina inicial sua dúvida temporária suas certezas provisórias e a justificativa do tema trabalhado e as autoras, pois assim realmente parece ser só de uma pessoa.
    Nos comentários de vocês percebi o domínio do assunto é só acertarem o passo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Olá colegas... mas concordo com as colegas acima... sei que é bastante complicado para nós "imigrantes digitais" saber se comunicar virtualmente... mas é necessário vocês reverem o blog.... e mecher mais.... pq nós só conseguimos mechendo nas coisas... usando a nossa curiosidade...
    Eu não tenho o hábito de "fuxicar" na internet... como passo o dia inteiro na frente de um computador... qndo chego em casa não tenho vontade de ir, mas sempre que posso acesso sites de noticias... mas para sermos professores hoje temos que estar mais inteirado nessas novas ferramentas da tecnologia,...

    ResponderExcluir
  13. Olá gurias! Os comentários das colegas acima dizem tudo. Acho que vocês precisam apenas "fuçar" um pouco mais e acessar alguns tutoriais, para que então possam fazer as postagens... Não encontrei as certezas, as dúvidas e justifitiva do projeto de vocês. O tema do projeto de vocês é muito interessante, e acredito ter muito material sobre msn e orkut. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Muito legal!
    Redes sociais alteram relação entre professor e aluno. Espaço virtual começa a funcionar como extensão da sala de aula. A geração de alunos que hoje freqüentam os bancos escolares não mais depende dos professores para receberem informações. Há uma nova linguagem entre os alunos e o professor deve fazer parte deste processo. O MSN, o Orkut, o Twitter, o Blog, entre outras, são ferramentas aí nas mãos de crianças e adolescentes disponíveis na Internet e o professor deve saber explorá-las como forma de uma nova interação, um novo facilitador do processo de conhecimento. O professor não é mais a única fonte de consulta, as ferramentas virtuais tornam-se parceiras dos alunos no desenvolvimento dos conteúdos, e propor atividades relacionadas a elas é fundamental se ainda queremos a atenção de nossos alunos, é uma forma de não sermos vigilantes, mas parceiros. É uma estratégia para propor uma atividade que inicia em sala de aula e termina com o uso da Internet sob forma de blog, por exemplo. O professor pode restringir o uso e o acesso para fins pedagógicos, promover a participação efetiva de todos, melhorar até o diálogo entre professor e aluno. O MSN e Orkut seriam as ferramentas de discussões rápidas entre os alunos para a efetivação da atividade proposta, tornando as atividades da sala de aula mais “atrativas”.

    ResponderExcluir
  15. Olá colegas sou a Jane do grupo 3(Desenvolvendo a escrita no mundo digital. Deixo aqui meu comentário sobre o projeto do grupo.
    Muito legal a pesquisa de vocês sobre o uso do MSN e ORKUT com possibilidades de conhecimento, mas percebo isso muito distante como uso escolar.Afirmo isto com conhecimento da realidade da escola onte atuo como professora, esses acessos são bloqueados.
    Com relação a apresentação do blog é só alguns ajustes de Layout, que acredito logo estarão fazendo.
    Para melhorar o entendimento da problemática torna-se necessário a disponibilização das dúvidas, certezas e justificativa . Mas isto é só um detalhe para a aprendizagem, vamos lá.
    Agora um desabafo meu: colegas imaginem o quanto também foi difícil para mim organizar um blog, mas estou indo a luta.. UM abraço

    ResponderExcluir
  16. Oi, meninas! Depois de todos esses comentários, fico com a "função" (Rsrsrs!! - Que faço com todo prazer) de destacar os pontos positivos do projeto de aprendizagem de vocês. A idéia de utilizar o MSN e o ORKUT, para gerar conhecimento, é muito boa! Me fez/faz refletir sobre o assunto! Atualmente utilizo o ORKUT, para me comunicar, diminuir a saudade e a distância de aproximadamete 2.150 Km, que me separa dos meus alunos! E não é porque não leciono mais para eles que deixei de ser professora deles, e nem tão pouco, eles deixaram de ser meus alunos. Estou sempre perguntando e eles me dando notícias de como estão as aulas e o colégio... Continuo preocupada com a educação deles, e não quero perder esse vínculo. Vínculo este, criado durante anos de uma relação de afetividade na relação pedagógica. Utilizei este mês, o albúm do ORKUT para mostrar aos meus alunos de Cuiabá-MT, um pouquinho da exposição: (Re)evolução de Darwin, do museu de Ciências e tecnologia da PUC-RS. Instigada pelo projeto de vocês, buscarei outras formas de divulgar o conhecimento através do ORKUT e/ou MSN.
    Sucesso!
    Lara (do Gpo 1).

    ResponderExcluir
  17. hoje em dia é mais comum relacões estabelecidas em sites de relacionamentos do que pessoalmente, o ritmo frenético de nossas atividades o mercado de trabalho e a busca pelo conforto e bens materiais não nos permitem tempo e espaço para o cafézinho, e além do que na frente da tela podemos interagir com muitas pessoas e trocar idéias diversas com pessoas do outro lado do mundo!!

    ResponderExcluir
  18. Oi gurias! Sou do grupo "Jogos Educacionais na Educação Infantil" e passei pra dar uma olhadinha no blog de vocês. Penso que é bem interessante o assunto de busca que o grupo escolheu, pois é comum ouvirmos, tantos dos pais como dos professores, que Orkut e MSN servem apenas para distrair os usuários de tarefas "mais importantes" e não há a atitude de pesquisar o motivo destas ferramentas se tornarem tão populares. Partindo da pergunta "Como o Orkut e o MSN podem gerar conhecimento?" vocês já pressupõem que eles podem gerar conhecimento, e eu concordo com vocês, pois onde hà relacionamento humano há muito o que se discutir e aprender. Muito legal o blog!! Aguardo as conclusões dos grupo...bjsss

    ResponderExcluir