tag:blogger.com,1999:blog-14997749594791812522024-02-07T17:49:34.072-08:00O mundo digital - MSN e ORKUT"O mundo digital hoje inserido em nossas vidas nos faz transgredir fronteiras".
Este blog tem a finalidade de gerar discussões, idéias diferentes e trocas de conhecimento.
Com isso deixamos essa primeira postagem com a pergunta:
Como o Orkut e o MSN podem gerar conhecimento?Integrantes:http://www.blogger.com/profile/17720105807170666833noreply@blogger.comBlogger21125tag:blogger.com,1999:blog-1499774959479181252.post-51426786520696093922009-12-11T08:06:00.000-08:002009-12-11T08:29:37.468-08:00mudanças Cláudia Medianeiraa respeito do uso do orkut e msn no processo de aprendizagem, como pude perceber através da leitura e da pesquisa realizada é que pode-se adquirir conhecimento utilizando essa ferramenta da comunicação , a sociedade em que vivemos está passando por transformações semelhantes com as que ocorreram na Revolução Industrial, agora na era da comunicação o professor(a) perde o seu papel de unica fonte de informação e o aluno passa através das tics, a obter dados que são cada vez mais atuais ," como tendencia histórica as funções e os processos dominantes na era da informação estão cada vez mais organizados em torno de redes ".<br />o mundo em que vivemos hoje está sofrendo transformações que favorecem a troca de informações pela internet , permitindo e fortalecendo relações pessoais e profissionais.<br />segundo Paloff e Pratt (2002, p25-26) a comunidade é um todo dinamico que emerge quandoum grupo de pessoas compartilham práticas comuns , são independentes , tomam decisões em conjunto , se identificam com algo maior que a soma de suas relações individuais e fazem um compromisso de longo prazo com o bem estar ( seu próprio um do outro e do grupo).<br />De acordo com Paloff e Pratt(2002, p50) ingressar em uma comunidade é compartilhar com outras pessoas que se relacionam na internet através de laços sociais por algum tempo, onde haja interesse compartilhado, sentimento de comunidade Lévy( 1999, p.30)<br />na era do conhecimento deixar de reconhecer o outro em sua inteligencia é recusar-lhe sua verdadeira identidade(..)<br />Castells(1999) refere-se a comunidade virtual como uma rede eletronica de comunicação interativa autodefinida , organizada em torno de um interesse ou finalidade compartilhada.<br />"quando valaorizamos o outro de acordo com o leque variado de seus saberes , permitimos que se identifiquem de um modo novo e positivo , contribuimos para mobiliza-lo , para desenvolver nele sentimento de reconhecimento que facilitarão a implicação subjetiva de outras pessoas em projetos coletivos"<br /><br />CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação :economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.<br />LÉVY, Pierre. A inteligencia coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1999.Integrantes:http://www.blogger.com/profile/17720105807170666833noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1499774959479181252.post-65234077784663859022009-12-11T07:39:00.000-08:002009-12-11T07:40:11.452-08:00consideraçõesIntegrantes:http://www.blogger.com/profile/17720105807170666833noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1499774959479181252.post-49151428336134132642009-12-11T07:27:00.000-08:002009-12-11T07:30:25.301-08:00numeroso msn é atualmente uma das plataformas de comunicação mais utilizadas . somente na Holanda , há quatro milhões de usuários (quase um quarto da população do país), enviando 22 milhões de mensagens por dia. o MSN está quase sempre ligado- homo zapiens está ligado em rede com amigos fisicos e virtuais.<br /><br /><br /><br />claudia medianeiraIntegrantes:http://www.blogger.com/profile/17720105807170666833noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1499774959479181252.post-5951599895138858482009-12-10T06:37:00.000-08:002009-12-10T07:06:29.304-08:00Quais alunos queremos formar?<div align="justify"> Saber utilizar a tecnologia com consciência, significa saber a importância dela, para o desenvolvimento de nossos alunos. Entender que cada vez mais o perfil do aluno que se quer formar, está mudando, no sentido de que não se quer uma pessoa formada para uma profissão apenas. </div><div align="justify"> </div><div align="justify"></div><div align="justify"></div><div align="justify"> Atualmente o mercado de trabalho espera um colaborador pró-ativo e polivalente, que seja capaz de se encaixar em várias funções, e esteja disposto a encarar mudanças no espaço de trabalho. Por outro lado, o trabalhador precisa ter um bom relacionamento com os colegas, deve ser cooperativo.</div><div align="justify"> </div><div align="justify"></div><div align="justify"></div><div align="justify"> Cada vez mais está se tornando fundamental a qualificação, a cooperação e uma educação continuada. Inclusive o domínio de diversas tecnologias é indispensável, se não quisermos ser "excluídos" do mercado de trabalho que é competitivo.</div><div align="justify"> </div><div align="justify"></div><div align="justify"></div><div align="justify"> Para que se tenha um bom aluno, preparado para a vida, e não só para o trabalho. As tecnologias devem ser utilizadas na escola, mas de forma certa, ou seja com propósitos. Assim estaremos contribuíndo para uma formação mais completa dos educandos.</div><div align="justify"> </div><div align="justify"></div><div align="justify"></div><div align="justify"> Segundo Pierre Lévy (1999) não adianta uzar as tecnologias só por uzar, mas sim acompanhar de forma consciente as mudanças que ocorrem na sociedade atual, e entender qual é o papel do professor nisso tudo. Bianca Ody de Oliveira.</div><div align="justify"></div><div align="right"> </div><div align="right"> </div><div align="right"><span style="font-size:85%;">PIERRE, Lévy. Cibercultura. São Paulo: 34 Ltda, 1999</span>.</div>Integrantes:http://www.blogger.com/profile/17720105807170666833noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1499774959479181252.post-86504487431135279452009-12-10T05:09:00.000-08:002009-12-10T05:53:31.449-08:00Para refletir...Pessoal quero deixar como sugestão de leitura o texto Homo Zappiens-educando na era digital... bem legal para refletirmos...<br /><br /><div align="right"><span style="font-size:85%;">VEEN, WIM. Homo Zappiens: educando na era digital/ Wim Veen, Ben Vrakking; tradução Vínícius Figueira. Porto Alegre: Artimed, 2009.</span></div><div align="right"><span style="font-size:85%;"></span> </div><div align="right"><span style="font-size:85%;"></span> </div><div align="right"> </div><div align="right"><span style="font-size:85%;"></span></div><div align="right"><span style="font-size:85%;"></span></div><div align="right"></div><div align="right"><span style="font-size:85%;"></span></div><div align="right"></div><div align="right"><span style="font-size:85%;"></span></div><div align="right"></div><div align="right"><span style="font-size:85%;"></span></div><div align="justify"><span style="font-size:85%;"></span><span style="font-size:100%;"></span></div><div align="justify"><span style="font-size:100%;"></span></div><div align="justify"><span style="font-size:100%;"></span></div><div align="justify"><span style="font-size:100%;">Ao ler o texto Homo Zappiens, percebi que tinha uma visão um pouco equivocada sobre a geração de crianças e adolescentes de hoje, que passam muito tempo em frente ao computador ou jogando jogos eletrônicos. Só conseguia ver o lado ruim das coisas. Hoje percebo que há uma possibilidade de tornar o processo de aprendizagem muito mais rico, utilizando as tecnologias.</span></div><div align="justify"></div><div align="justify">Entendo que não é negativo o fato das crianças de hoje conseguirem fazer várias coisas ao mesmo tempo, como por exemplo, assistir vários canais da TV. Pelo contrário sei que estão desenvolvendo habilidades de concentração e interpretação.</div><div align="justify"></div><div align="justify">A utilização das tecnologias pode proporcionar aos alunos momentos de interação e cooperação, o que é muito importante. Afinal a tecnologia veio para somar com o nosso trabalho como educadores, e não para dificultar e desorganizar a nossa prática. Bianca Ody de Oliveira.</div>Integrantes:http://www.blogger.com/profile/17720105807170666833noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1499774959479181252.post-37790475993249038932009-12-03T18:15:00.001-08:002009-12-10T06:17:25.518-08:00CONSIDERAÇÕES FINAISAprendi muito durante o desenvolvimento do trabalho. A utilização do Blog foi uma experiência nova para mim, pois nunca havia trabalhado com esta ferramenta.<br />Pude refletir sobre a importância da utilização das novas tecnologias como meio para gerar conhecimento, afinal elas fazem parte da vida de nossos alunos e são muito significativas para eles. Entendi que o papel do educador deve ser de pesquisador, para que assim esteja preparado para proporcionar a seus alunos aulas mais prazerosas.<br />Sei que muitas escolas proporcionam apenas o contato com computadores, mas não possibilitam o acesso a internet. Porém quando o acesso é possível, os educadores em sua maioria utilizam essa ferramenta só por usar, sem planejamento. Os alunos navegam livremente sem qualquer intervenção do professor.<br />Apesar de ser um desafio para muitos educadores, é fundamental que utilizemos as tecnologias, como MSN e Orkut, nas nossas aulas. Não podemos nos esconder atrás de “desculpas”, pois a realidade dos educandos está completamente envolvida com essas tecnologias. Muitos deles passam horas “conectados”, se comunicando e trocando informações sobre seus interesses pessoais. Precisamos aproveitar essa possibilidade, e planejar aulas combinadas com o cotidiano da vida dos alunos, pois assim terão mais prazer em estudar.<br />Para Manuel Castells (1999; 2004) muito antes de modificar as tecnologias, melhorar a estrutura das escolas e conscientizar os professores. Precisamos de uma pedagogia estruturada na interação, onde os alunos tenham um desenvolvimento autônomo, que aprendam a aprender, e pensar. Bianca Ody de Oliveira.<br /><br />CASTELLS, M..A. A Galáxia Internet: reflexões sobre Internet, negócios e sociedade. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2004.Integrantes:http://www.blogger.com/profile/17720105807170666833noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1499774959479181252.post-68094369650775573092009-12-03T18:11:00.000-08:002009-12-03T18:13:20.188-08:00Concluindo...Vejo que, com a construção do projeto e as leituras do P.A, pude compreender que as tecnologias digitais estão presentes apenas para auxiliar a vida dos indivíduos, pra deixar tudo mais prático e rápido, já que as informações estão cada dia mais presentes.<br /><br />Não podemos ficar alienados do mundo, e como educadores, não podemos deixar com que nossos alunos fiquem de fora desta realidade digital na escola. Afinal, em casa eles têm acesso às informações da rede, se na escola não tiver esta velocidade de informação que estão acostumados, a aula ficará cada dia menos atraente. Já os alunos que não tem acesso em casa, devem ser inseridos, pois a vida pede este conhecimento, o futuro no trabalho; a informação transformada em conhecimento é livre, e o cidadão com ela fica menos desprotegido e mais atento aos acontecimentos da atualidade.<br /><br />Ainda há pouco uso das ferramentas digitais na escola (segundo nossa pesquisa), porém acredito que se houver um trabalho, dos educadores com a equipe diretiva e supervisão escolar, onde busquem informações e façam uma reflexão sobre o que as crianças precisam para suas vidas, certamente o assunto sobre a era digital irá surgir.<br /><br />Sei que há inúmeras dificuldades que a escola enfrenta e dificulta o desenvolvimento das atividades diferenciadas, dentre elas as mais freqüentes que são o fracasso e a indisciplina escolar, mas será que o uso das tecnologias não ajudariam para que estes problemas fossem cessados? Esta pergunta fica para refletirmos no cotidiano do nosso trabalho. MicheleIntegrantes:http://www.blogger.com/profile/17720105807170666833noreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-1499774959479181252.post-29041465277475537252009-12-03T17:16:00.000-08:002009-12-03T17:25:28.063-08:00Uma super avaliação...reflexão<div align="justify">O Mundo Digital...ele está aí. Como será nosso futuro no futuro? Essa pergunta com certeza instiga muitos usuários, fanáticos e até mesmo aqueles que não dominam a "maquininha". Neste semestre "aprendi muito", me tornei uma usuária das ferramentas tecnológicas com maior segurança. O mundo virtual é surpreendente, é como álcool para o bêbado. Quando se aprende a manusear, começa-se a querer cada vez mais. Minha preocupação daqui para frente é tentar entender porque nossos governantes, nossos gestores de escola não investem mais nas teconologias para as escola, visto que o futuro corre rápido, na velocidade virtual. Fico muito feliz pelas aprendizagens que realizei e que ainda vou adquirir. Maristela</div>Integrantes:http://www.blogger.com/profile/17720105807170666833noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1499774959479181252.post-64935167819530480042009-12-03T17:14:00.000-08:002009-12-03T18:18:59.117-08:00Considarações Finais do grupo<div align="justify"><br />Concluímos que segundo os dado pesquisados com alunos de classe média, entre 10 e 16 anos, os alunos não tem presentes na escola o uso das tecnologias como os recursos MSN e Orkut.</div><div align="justify"><br />Assim quanto as nossas certezas provisórias, podemos dizer que em maioria foram confirmadas. Segundo os dados que pesquisamos, os alunos sentiriam mais prazer se realizassem atividades escolares utilizando os recursos tecnológicos (MSN e Orkut) dos quais já estão habituados a usar em seu cotidiano.<br /><br />Realmente na escola existe pouco contato com os recursos MSN e ORKUT, os alunos utilizam para atividades pessoais, ou para tirar dúvidas com colegas. A maioria das escolas têm os computadores, porém sem internet; e os que têm acesso à internet, não têm um planejamento dos educadores, não sendo utilizados como ferramenta para a construção de conhecimento.</div><div align="justify"><br />Outro aspecto fundamental para nosso projeto de aprendizagem é a comunicação, onde o uso do computador e da rede facilitou a interação entre pessoas sem a necessidade da presença física, uma evolução das correspondências ou do diálogo pelo telefone.</div><div align="justify"><br />De acordo com Santos (2001), a descoberta da Internet tem forte influência no modo como vivemos e nos comunicamos na sociedade. Principalmente na transformação da comunicação analógica para a digital, nos últimos anos, tem gerado um novo modo de se comunicar.</div><div align="justify"><br />Crianças e adolescentes estão vivendo hoje numa sociedade moderna e com recursos tecnológicos que dispõem para a educação os mais variados métodos. A rapidez e o baixo custo do acesso à informação estão criando uma nova maneira de educar, que poderia estar superando os métodos tradicionais até então utilizados nas escolas.</div><div align="justify"><br />O uso dos weblogs e fotologs, apesar de não acontecer, auxilia o aluno, na sua formação pessoal , interagindo com o mundo e construindo seus conhecimentos, desenvolvendo a autonomia, sendo ator principal da sua existência.</div><br />Quanto às dúvidas temporárias, percebemos que esta foi sanada, pois entendemos que além de facilitar a reflexão de aula, o uso do Orkut e Msn geram conhecimentos por si sós no sujeito, conforme contribui Trein (2008),<br /><div align="justify"><br />"Quando falamos em concepção interacionista construtivista, falamos em ambientes virtuais de aprendizagem, comunidades virtuais de aprendizagem, blogs, Wikipédia, Orkut, Mundos Digitais Virtuais em 3D, dentre outros. Espaços nos quais os sujeitos podem interagir e construir conhecimento, onde o sujeito desenvolve a sua autonomia, se tornando autor do seu processo. Nesse contexto, o computador é visto como meio para o desenvolvimento sócio-cognitivo."<br /><br />Os professores não aproveitam as tecnologias para o uso na escola, pois estão acomodados, não faz parte da cultura deles, nasceram no mundo analógico, não dominam os recursos, alguns são inclusive analfabetos digitais.<br /><br /><br />Na realidade onde vivemos não existem professores usando o Orkut ou MSN para assuntos relacionados à alguma atividade curricular. Sem dúvida deve existir, mas este índice não relevante a ponto de percebermos.</div><div align="justify"><br />E quanto a problemática inicial que deu origem ao nosso projeto entendemos que as tecnologias cada vez mais estão enraizadas em nossas vidas, tornando-se parte na nossa cultura. A responsabilidade também está nas mãos dos professores, de proporcionar a vivência digital, e infelizmente, pelas nossas experiências, na escola não estão inseridas.<br /><br />Sentimos que hoje é importantíssimo, para a formação do educador, a problematização, reflexão e a aproximação com o mundo digital. Ele facilitará a aproximação dos alunos, o que refletirá num melhor aproveitamento das aulas. Sem dúvida, com estes recursos presentes nas escolas, haveria um comprometimento a mais da parte dos educandos. A Internet e ferramentas do sistema estão aqui apenas para nos ajudar temos que aproveitá-las ao nosso favor, além de entretenimento.<br /><br />Na realidade onde vivemos o número de crianças e adolescentes que utilizam o MSN e o Orkut é imenso. O que faz estas ferramentas parte de suas vidas. Conversando com os amigos, postando fotos de acontecimentos importantes em suas vidas, investigando comunidades que lhe interessam.<br /><br /><br /></div>Integrantes:http://www.blogger.com/profile/17720105807170666833noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1499774959479181252.post-11547815245240786822009-12-03T09:14:00.000-08:002009-12-04T02:53:25.931-08:00Meu processo de aprendizagemApartir da problemática inicial e durante o desenvolvimento do projeto, percebi que os programas MSN e orkut podem ser vistos além da visão inicial de site de relacionamento. Entre outros aspectos são consideradas importantes a troca de expreriências e informações, a interação entre alunos e professores a partir de conhecimentos prévios e dúvidas que apareçam repentinamente, sanadas por qualquer integrante(professor ou aluno). Também cito as leituras que me possibilitaram fundamentar a pesquisa contribuíndo nas respostas das dúvidas temporárias e reforçando as certezas provisórias que tornaram-se verdades.<br />Ligiane KleinIntegrantes:http://www.blogger.com/profile/17720105807170666833noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1499774959479181252.post-41279841288433795192009-12-02T04:16:00.000-08:002009-12-02T04:30:01.902-08:00MSN E ORKUT ajudando na construção da literatura digitalComo livros, autores, leitores irão se posicionar frente as novas tecnologias?<br /><div align="justify">Esta questionamneto é feito por Marcelo Spalding, pesquisador da literatura digital. O comportamento ao usuário da internet é preocupante pois uma nova literatura vem sendo desenvolvida, em que o leitor participa do desfecho da história , os caminhos e finais são diversos, sendo também co-autor da literatura digital. </div><div align="justify">No site: <a href="http://www.literaturadigital.com.br/">www.literaturadigital.com.br</a> , há até 8 escolhas para finais diferentes.</div><div align="justify">E aí a pergunta: Como a escola e os professores podem ajudar na construção de literaturas que saudáveis aos olhos de nossos alunos, se eles podem alterar o conteúdo... os finais...da vida ou até mesmo deixá-lo muito ruim? Acredito que os docentes poderiam usar comunidades virturais: MSN E ORKUT para juntos, ao mesmo tempo, trabalharem nesta proposta, na construção de uma nova realidade literária.</div>Integrantes:http://www.blogger.com/profile/17720105807170666833noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1499774959479181252.post-32832459270146522782009-11-29T11:14:00.000-08:002009-11-29T11:29:42.115-08:00Perfil dos jovens usuários das ferramentas tecnológicas<div align="justify"><span style="font-family:times new roman;">A Revista Veja divulgou na Ed.(2100) pesquisa ilustrando o perfil dos jovens atuais que gastam em média diariamente 3h40min navegando na Internet onde 80% do tempo é dedicado ao Orkut e ao MSN. De clique em clique estudantes tem uma infinidade de possibilidades de conexões possíveis, acumulando endereços, imagens e textos. Porém, o excesso de informações leva muitas vezes à dificuldade da escolha do que é significativo, relevante e confiável. Desta forma, cabe às instituições de ensino trabalhar mais com a transmissão de conteúdos estanques e sim se preocupar com o desenvolveimento de competências e habilidades</span><span style="font-family:times new roman;"> que permitam aos alunos refletir, aprender a pesquisar, analisar informações e identificar o que é veracidade. É necessário passar da sociedade da informação para a sociedade do conhecimento, ou sejam a uma sociedade que consiga agregar valor a informação que recebe, dando-lhe sentido e produzindo inovações que a façam avançar sócio, política e economicamente. A geração de informação e aprodução de conhecimento alicerça os movimentos da sociedade de modo a proporcionar mais igualdade social e inclusão.</span></div>Integrantes:http://www.blogger.com/profile/17720105807170666833noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1499774959479181252.post-67257169763960310662009-11-29T09:16:00.000-08:002009-11-29T11:32:25.984-08:00Redação da Univerdade Luterana do Brasil- Ulbra<div align="justify">A Ulbra realizou neste final de semana seu vestibular de verão, e a redação teve como tema: <strong>Tecnologias de comunicação e cultura.</strong> O tema é atualissímo visto que vários estudiosos consideram que as novas tecnologias de comunicação alteram nossas práticas sociais e, consequentemente, também alteram vários de nossos costumes e valores culturais. </div><div align="justify">Vale salientar também as questões de Português traziam um texto de Renato Félix,<strong> Orkut vira meio de comunicação para índios</strong>,<strong> </strong>publicado no Jornal da Paraíba no dia 06 de abril de 2008 e disponível no seguinte endereço eletrônico: http//www.webbrasilindigena.org/?p=689. Maristela</div>Integrantes:http://www.blogger.com/profile/17720105807170666833noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1499774959479181252.post-8263449082698089772009-11-26T10:44:00.000-08:002009-12-10T04:46:27.529-08:00Tecnologia e prática pedagógicaA evolução das tecnologias através dos tempos é contínua. De uma geração para outra há uma distância incalculável, pois se antes nunca tínhamos visto um computador, hoje as crianças “nascem” já sabendo navegar na internet. Essa evolução é tão rápida, que precisamos estar sempre “ligados” nas últimas mudanças tecnológicas, para não ficarmos “ultrapassados”.<br />Não adianta mais fugir, pois já fomos rendidos a uma vida cheia de tecnologia, porém devemos saber utilizá-la, de forma consciente e crítica. Não só na nossa vida pessoal, mas também na educação. É fundamental que à utilizemos como ferramenta, com objetivo inicial. Não faz sentido querermos usar só por usar, um artifício tecnológico.<br />Segundo LÉVY (1999, p.172),<br /><br />Como manter as práticas pedagógicas atualizadas com esses novos processos de transação de conhecimento? Não se trata aqui de utilizar as tecnologias a qualquer custo, mas sim de acompanhar consciente e deliberadamente uma mudança de civilização que questiona profundamente as formas institucionais, as mentalidades e a cultura dos sistemas educacionais tradicionais e sobretudo os papéis de professor e aluno. Bianca Ody de Oliveira<br /><br /><br />PIERRE, Lévy. Cibercultura. São Paulo: 34 Ltda , 1999.Integrantes:http://www.blogger.com/profile/17720105807170666833noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1499774959479181252.post-9837835022011869722009-11-26T06:34:00.000-08:002009-11-26T06:46:48.790-08:00pesquisaPessoal, estou colocando um link de um vídeo apresentado no Jornal do Almoço da RBS, ontem dia 25/11, que fala de uma pesquisa realizada com jovens da cidade de Porto Alegre sobre que revela que as novas tecnologias adquiriram um papel fundamental no alcance de conhecimento para os jovens da cidade. Dêem uma olhada e comentem depois. Eu achei interessante, por ser mais uma pesquisa revelando as possibilidades de aprendizagem da internet e suas ferramentas.<br /><br />http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=87465&channel=45Integrantes:http://www.blogger.com/profile/17720105807170666833noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1499774959479181252.post-20899407139930580922009-11-19T08:41:00.000-08:002009-11-19T09:07:42.469-08:00Geração da informaçãoSegundo Veen e Vrakking(2009) "As crianças hoje passam horas de seu dia assistindo à televisão, jogando no computador e conversando nas salas de bate-papo. Ao fazê-lo, elas processam quantidades enormes de informação por meio de uma grande variedade de tecnologias e meios."(pg.29)<br />As crianças e os jovens estão rodeados de tecnologia pronta para ser explorada, e consequentemente aprender com ela. Estes processos de aprendizagem se dão pelas descobertas e pela interação com os demais usuários. Torna-se fundamental o uso destas ferramentas nas escolas, como uma interessante forma de ensinar e aprender.Integrantes:http://www.blogger.com/profile/17720105807170666833noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1499774959479181252.post-31248210536560216222009-11-15T15:01:00.000-08:002009-12-11T07:38:56.466-08:00Aprendizagem VirtualCriamos a comunidade: Aprendizagem virtualIntegrantes:http://www.blogger.com/profile/17720105807170666833noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1499774959479181252.post-28560804115753223882009-11-13T03:31:00.000-08:002009-11-13T03:34:14.796-08:00Alguns teóricos dizem que...Lévy (2001), o ciberespaço deve ser um meio onde atividades promovem mudanças sociais a partir de mudanças nas relações humanas, auxiliadas pelo estímulo às trocas de informações e, assim, ao compartilhamento. <br /><br /> Sendo assim, as relações em rede explicam os argumentos que defendem a efetivação de uma inteligência coletiva, já que um meio onde os sujeitos sociais dão sentido às suas relações e tomam consciência da importância da coletividade em prol do fortalecimento de relações interconectadas e atualizadas. <br /> <br /> O autor propõe previsões sobre uma nova cultura, baseada na interconexão planetária, a cibercultura.<br /> Manuel Castells (1999; 2004) não vê uma “cultura da internet” com o otimismo latente. Para o teórico, essa “cultura da internet” não possibilita alterações fundamentais na sua constituição, pois se constituem grupos onde as relações de poder são baseadas em hierarquias insolúveis. <br /> <br /> <br /> Sendo assim, previsões de que as tecnologias da informação e da comunicação venham ampliar as práticas democráticas no mundo, são frustradas quando analisamos os usos a que vem sendo submetidas as ferramentas tecnológicas.<br /> Conforme Demo (2005), “Estando mal preparada a escola, continua falando seu próprio latim, à revelia da realidade digital. O aluno perde a oportunidade de aprender a “ler a realidade”, incidindo em outro nível da discriminação digital: embora possa saber lidar com ela, não a sabe ler, no sentido de compreender, interpretar, reconstruir.<br /><br /> Ou seja: não sabe pensar os desafios de uma sociedade e economia informacionais.<br /> <br /><br />Referênciais bobliográficas:<br />CASTELLS, M..A. A Galáxia Internet: reflexões sobre Internet, negócios e sociedade. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2004.<br />_____.A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.<br />LÉVY, P. A Conexão Planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Editora 34,2001.<br />_____. A Inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2000. <br />DEMO, P. Educação e as Novas Tecnologias . Disponível em: http://pedrodemo.sites.uol.com.br/textos/tics.html. Site acessado em 15/10/09.<br />Sites acessados: www.blogger.com/feeds/.../posts/defaultIntegrantes:http://www.blogger.com/profile/17720105807170666833noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1499774959479181252.post-14854584333873792002009-11-13T03:27:00.001-08:002009-11-13T03:30:30.246-08:00JustificativaAs tecnologias estão cada vez mais enraizadas em nossas vidas, tornando-se parte da nossa cultura. <br /><br /> A responsabilidade também está nas mãos dos professores em proporcionar a vivência digital, mas infelizmente, pelas nossas experiências, na escola não estão inseridas.<br /> Sentimos que hoje é importantíssimo, para a formação do professor, a problematização, reflexão e a identificação com o mundo digital. <br /> <br /> Ele facilitará a aproximação dos alunos, refletindo num melhor aproveitamento das aulas.<br /><br /> Sem dúvida, com estes recursos presentes nas escolas, haverá um comprometimento a mais por parte dos docentes. ]<br /> Uma sugestão é Atualmente, o número de jovens que utilizam o MSN e o Orkut é imenso. <br /><br /> A questão é: por que os docentes não utilizam estas ferramentas dentro do currículo para despertar outros conhecimentos? Como por exemplo, a criação de uma comunidade a respeito de um tema abordado em aula, para que opinem sobre que pensam, troquem idéias, argumentem com mais liberdade e expressividade. <br /><br /> Uma sugestão seria ter no planejamento desenvolvimento de olimpíadas pelo MSN, com perguntas e respostas.<br /> Integrantes:http://www.blogger.com/profile/17720105807170666833noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1499774959479181252.post-83238960246244444712009-11-04T11:51:00.000-08:002009-11-04T11:55:15.514-08:00<span style="color:#660000;"><strong>Integrantes:</strong></span>
<br />
<br /><span style="color:#660000;"><strong>Bianca Oliveira
<br />Claudia M.S. dos Santos
<br />Ligiane Klein
<br />Maristela D.M.Caberlon
<br />Michele Conti
<br /></strong></span>
<br /><strong><span style="color:#990000;">Questionamento entre os jovens sobre o assunto:</span></strong>
<br />
<br /><span style="color:#cc0000;">- Horários que costumam estar conectados? </span>
<br /><span style="color:#cc0000;">
<br />- Usam para resolver assuntos escolares?
<br />
<br />- Procuram comunidades relacionadas aos assuntos escolares?</span>
<br /></span>
<br /><strong><span style="color:#990000;">Dúvidas Temporárias:</span></strong>
<br />
<br /><span style="color:#cc0000;">- Como essas ferramentas geram conhecimentos/ interações por áreas de interesse, e por que os professores não aproveitam essas realidades presentes para sanarem dúvidas.? </span>
<br /><span style="color:#cc0000;">
<br />- Que os conhecimentos são gerados?
<br />
<br />- Será que realmente não existem professores usando o Orkut ou MSN para assuntos relacionados à alguma atividade curricular?</span>
<br />
<br /></span>
<br /><strong><span style="color:#990000;">Certezas Provisórias:</span></strong>
<br />
<br /><span style="color:#cc0000;">- Quando se faz o que gosta, o que dá prazer é mais fácil de aprender. </span>
<br />
<br /><span style="color:#cc0000;">- Na escola existe pouco contato com os recursos MSN e ORKUT.</span>
<br /><span style="color:#cc0000;">
<br />- O uso dos weblogs e fotologs auxilia o aluno na sua formação pessoal , interagindo com o mundo e construindo seus conhecimentos, desenvolvendo a autonomia, sendo ator principal da sua existência.</span>
<br />
<br />
<br />
<br />Integrantes:http://www.blogger.com/profile/17720105807170666833noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-1499774959479181252.post-71826500205016582982009-09-28T16:50:00.000-07:002009-11-08T08:02:41.967-08:00Como o Orkut e o MSN podem gerar conhecimento?<a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7cLuwBjGh-MjYMX2qMkVciGwI162YHP9THtGv3EGICwkvdLln-iNO-P9DDxn47dMIKdpCvGkaMMVByEG9m5mq4Tn1_93ZJKl8aaxGcwCMMjVB7D1S_317XJ4W21-G1fRQ4E6-d12cZaxd/s1600-h/blog.JPG"><span style="color:#006600;"></span></a><span style="color:#006600;"><br /><br /></span><span style="color:#006600;"></span><div align="center"><strong><span style="font-family:verdana;color:#ff6666;">Olá Pessoal!</span></strong></div><div align="center"><strong><span style="font-family:verdana;color:#ff6666;"></span></strong> </div><div align="center"><strong><span style="font-family:verdana;color:#ff6666;">"O mundo digital hoje inserido em nossas vidas nos faz transgredir fronteiras". </span></strong></div><div align="center"><strong><span style="font-family:verdana;color:#ff6666;">Este blog tem a finalidade de gerar discussões, idéias diferentes e trocas de conhecimento.</span></strong></div><div align="center"><strong><span style="font-family:verdana;color:#ff6666;">Com isso deixo essa primeira postagem com a pergunta:</span></strong></div><div align="center"><strong><span style="font-family:verdana;color:#ff6666;"></span></strong> </div><div align="center"><strong><span style="font-family:verdana;color:#ff6666;"></span></strong> </div><div align="center"><strong><span style="font-family:verdana;color:#ff6666;">Como o Orkut e o MSN podem gerar conhecimento?</span></strong></div>Integrantes:http://www.blogger.com/profile/17720105807170666833noreply@blogger.com18